Consultoria empresarial: tudo o que você precisa saber

Consultoria empresarial é um serviço que ajuda empresas a resolverem os seus problemas e identificarem novas oportunidades de crescimento.
consultoria empresarial

Fazer uma empresa crescer não é fácil, certo? E muitas vezes você pode se perguntar se existe algum serviço que pode te ajudar nessa difícil tarefa…

A resposta é sim, existe! E se chama consultoria empresarial.

Ao longo desse artigo, você irá aprender como o serviço de consultoria pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados (mais vendas, mais lucro, etc!).

Além disso, também iremos te ajudar a entender:

 

O que é consultoria?

A palavra consultoria vem do latim e significa “receber o conselho de”.

Imagine que você sente dores de coluna todos os dias. Você tem um problema e precisa resolvê-lo.

Mas provavelmente você não sabe como tratar essas dores (a menos que você seja formado em medicina ou fisioterapia).

O que você faria nessa situação? Procuraria um especialista em coluna para te ajudar, certo?

Ou seja, você irá buscar os conselhos de alguém para resolver o seu problema de saúde. Em outras palavras, você está buscando uma consultoria.

Em resumo: consultoria é receber conselhos de alguém (de preferência, uma pessoa mais experiente que você em um determinado assunto) para resolver um problema ou atingir um novo resultado.

 

origem palavra consultoria

 

Afinal, o que é consultoria empresarial?

Consultoria empresarial é um serviço que tem o objetivo de ajudar um gestor a resolver os principais problemas e melhorar o desempenho de uma empresa.

Um consultor empresarial atua como um médico que identifica o problema de um paciente (neste caso, o da sua empresa) e oferece o melhor tipo de remédio (a solução para resolver os seus problemas).

Por exemplo: imagine que você tenha dificuldades em aumentar as suas vendas. Uma consultoria empresarial pode te ajudar a identificar novas oportunidades de mercado, captar novos clientes e também treinar o seu time comercial.

médico analisando um paciente

Em resumo: os conhecimentos trazidos pelo consultor irão te ajudar a tomar melhores decisões para que a sua empresa alcance novos e melhores resultados.

Afinal, como dizia Albert Einstein:

“Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.”

albert einstein

 

Qual a vantagem de contratar uma consultoria empresarial?

Diferente da compra de um carro para melhorar as suas entregas, ou da aquisição de um novo equipamento para aumentar a sua produtividade, a consultoria é algo intangível.

Por isso, muitos empresários enxergam esse serviço apenas como uma despesa.

Entretanto, a consultoria empresarial é um investimento capaz de trazer ótimos retornos financeiros para o seu negócio, tais como:

  • Aumento das vendas e do número de clientes;
  • Redução de custos e despesas;
  • Redução de impostos e encargos trabalhistas;
  • Aumento da lucratividade;
  • Melhora no índice de satisfação dos clientes.

empresário com dinheiro

 

Consultoria empresarial dá resultado?

O resultado da maioria dos projetos de consultoria pode ser medido para avaliar se o investimento no serviço valeu a pena.

Mas imagine que você é do grupo dos mais duvidosos, ou seja, que enxerga a consultoria empresarial apenas como uma despesa que não traz resultados.

Você já pensou que um consultor bem preparado pode te ajudar, por exemplo, a dobrar a taxa de lucro da sua empresa te mostrando como reduzir os seus gastos e despesas?

Ou como você pode economizar alguns milhares de reais em impostos com o regime de tributação adequado para o seu negócio?

Se bem conduzida, uma consultoria empresarial pode gerar esses e diversos outros tipos de resultado.

Qual empreendedor não gostaria disso? Eu aposto que você gostaria (e pra ontem)!

consultor de negócios

 

Quanto custa um projeto de consultoria?

A maioria dos projetos de consultoria empresarial é precificado de acordo com o tamanho da empresa que receberá o serviço, da complexidade dos problemas que ela precisa resolver e também da quantidade de horas que o consultor irá dedicar ao projeto.

Quanto maior for o seu negócio, e quanto mais complexo forem os seus desafios, mais horas um consultor terá que dedicar ao seu projeto – e por isso o serviço será mais caro.

Em compensação, o preço de um projeto também está relacionado a quantidade de resultados que a consultoria pode trazer para o seu negócio.

consultor financeiro

Imagine que você tem uma pequena empresa e quer fazer uma reestruturação completa da sua equipe de vendas. O consultor de negócios garante que você conseguirá aumentar em pelo menos 30% o seu faturamento e te cobra 20 mil reais pelo trabalho.

Esse projeto é caro ou barato? Depende…

Se a sua empresa fatura 500 mil reais em um ano, e o consultor aumenta o seu faturamento para 650 mil reais – você terá um lucro de 130 mil reais em apenas um ano (150 mil de faturamento – 20 mil investidos no projeto).

Vale a pena contratar essa consultoria, concorda?

Caro ou barato é uma questão de comparação. Por isso, antes de contratar um projeto de consultoria, avalie friamente o que ele pode te dar de retorno, independente do preço do projeto.

Essa é a grande dica! E assim você nunca mais vai errar na hora de fechar um projeto de consultoria.

 

Qual o melhor momento para contratar uma assessoria empresarial?

É muito comum contratar uma consultoria apenas em momentos de dificuldade. Contudo, ela também pode ser contratada para ajudar na expansão do seu negócio.

Independente do momento que vive a sua empresa, se ela está crescendo ou enfrentando problemas, contratar um serviço de consultoria te ajudará a alcançar melhores resultados.

calendário com metas

Imagine que a sua empresa é como um amigo que tem um problema simples de saúde, mas que se não for tratado imediatamente pode ter grandes complicações.

Você recomendaria a esse amigo procurar um médico o mais rápido possível ou apenas quando o problema estivesse mais grave?

É justamente por isso que você não deve pensar em contratar uma consultoria empresarial apenas em momentos difíceis, mas sim para desenvolver o seu negócio continuamente.

Afinal, se a sua empresa não se desenvolve, mas os seus concorrentes sim, o que hoje é um problema simples amanhã pode se tornar um pesadelo.

 

Quanto tempo dura um projeto de consultoria?

Existem dois tipos de projeto de assessoria empresarial: os continuados e os pontuais.

No primeiro caso, o consultor permanece por um longo período na sua empresa. Isso ocorre por conta da dificuldade dos desafios que ele precisa resolver.

Por exemplo: você quer implantar um novo software ERP para controlar todos os setores do seu negócio. Esse projeto pode demorar cerca de 1 ano porque o trabalho é extenso e precisa ser feito com muita cautela.

Entretanto, se você precisa apenas de controles básicos na sua empresa, o consultor pode fazer um trabalho pontual e passar somente alguns dias no seu negócio.

Mas lembre-se: é importante que a consultoria tenha tempo suficiente para trabalhar no seu projeto. Muitas vezes, a pressa é inimiga dos bons resultados.

 

Consultoria empresarial para pequenas empresas vale a pena?

Toda empresa, independente do tamanho, tem o que melhorar e pode se beneficiar do serviço de consultoria.

Entretanto, existem duas diferenças importantes entre uma pequena e uma grande empresa: 1) o tipo de desafio e problema enfrentado por cada uma; 2) o orçamento disponível para investir em um projeto de consultoria.

Por exemplo: na maioria das vezes, uma grande empresa já tem controles e processos financeiros bem definidos. Entretanto, ela pode precisar de uma consultoria de recursos humanos para contratar um bom diretor financeiro.

Já um pequeno negócio costuma ser mais desorganizado. Nesse caso, uma consultoria financeira pode ajudar o dono da empresa a controlar melhor o fluxo de caixa do negócio, apurar os resultados financeiros, etc.

Por isso, se você está pensando em contratar uma consultoria, escolha uma empresa que tenha experiência comprovada com pequenos negócios e que cobre preços compatíveis com a realidade financeira da sua empresa.

Assim você irá se beneficiar de todos os resultados que uma boa consultoria pode proporcionar, independente do tamanho do seu negócio!

consultor de negocios

 

Quais as etapas de um serviço de consultoria?

A maioria dos projetos de consultoria segue algumas etapas:

  • Diagnóstico dos principais problemas da empresa. Em primeiro lugar, o consultor irá definir junto com o dono da empresa qual o objetivo da consultoria. É importante focar nos problemas que são mais urgentes, relevantes e que trarão os maiores resultados para a empresa.matriz de planejamento GUT

 

  • Planejamento e execução dos planos de ação. O consultor irá definir um cronograma de ações que devem ser executadas para melhorar os resultados da empresa. O plano deve conter o que será feito, por quem, para quando e qual a finalidade da ação.matriz de planejamento 5W2H

 

  • Acompanhamento e medição. Por último, o consultor irá mensurar se as ações que estão sendo realizadas estão trazendo os resultados esperados pela empresa. E caso não estejam, serão traçados planos de ação corretivos até que as expectativas sejam cumpridas.

 

acompanhamento de metas consultoria empresarial

 

A etapa de planejamento é a mais importante em um projeto de consultoria empresarial. Caso os problemas priorizados pelo consultor não sejam relevantes para melhorar os resultados da sua empresa, dificilmente o projeto será bem sucedido.

Por isso, acompanhe de perto essa e de todas as outras etapas do projeto. A sua participação e comprometimento são fundamentais para o sucesso da consultoria.

 

Qual tipo de consultoria empresarial você deve contratar?

O tipo de consultoria empresarial que você deve contratar depende do momento e das necessidades da sua empresa.

Por exemplo: se você está buscando aumentar as suas vendas, uma consultoria empresarial em marketing pode te ajudar bastante.

Mas se a sua empresa já vende muito bem e você não consegue ter lucro, uma consultoria financeira é a mais indicada.

As principais áreas de atuação de uma consultoria empresarial são:

tipos de consultoria empresarial

 

Consultoria financeira empresarial

Os principais tipos de consultoria financeira empresarial são:

 

Os principais motivos para você contratar uma consultoria financeira são:

  • Querer aumentar as taxas de lucro do seu negócio;
  • Querer controlar melhor as finanças da sua empresa;
  • Avaliar se o investimento em um novo negócio vale a pena;
  • Calcular o valor de mercado da sua empresa.

empresário com dinheiro

Consultoria de marketing e vendas

  • Plano de marketing: analisa o mercado de uma empresa e cria estratégias para ela vender mais.
  • Treinamento em vendas: treina a equipe comercial de uma empresa para que os vendedores atendam melhor os clientes.
  • Captação de leads: entende o perfil ideal de cliente da sua empresa e prospecta mais oportunidades de negócio.
  • Branding: avalia a marca e o posicionamento de mercado de uma empresa para que ela se comunique melhor com os seus clientes.
  • E-commerce: analisa a loja virtual de uma empresa e traça estratégias para ela melhorar as vendas feitas pela internet.

 

Você deve contratar uma consultoria em marketing e vendas se:

  • Quer aumentar as vendas da sua empresa na internet, mas não sabe como;
  • Precisa analisar o perfil dos seus clientes e concorrentes para melhorar o posicionamento de mercado da sua empresa;
  • Precisa treinar os seus vendedores para melhorar a qualidade da sua equipe de vendas

 

empresa de roupas

 

Consultoria em estratégia

  • Planejamento estratégico: elabora estratégias de médio e longo prazo, indicadores e planos de ação para orientar o crescimento da empresa

 

Você pode contratar uma consultoria em estratégia sempre que:

  • Quiser expandir o seu negócio, mas não souber qual o melhor caminho de crescimento;
  • Sentir a necessidade de alinhar as metas da sua empresa entre todos os seus funcionários;
  • Precisar criar indicadores para monitorar o desenvolvimento do seu negócio.

consultor analisando resultados financeiros

 

Consultoria em pessoas e recursos humanos

 

Os principais motivos para você contratar uma consultoria de recursos humanos são:

  • Querer contratar profissionais mais qualificados para a sua empresa;
  • Analisar se os seus funcionários estão satisfeitos com a cultura do seu negócio;
  • Precisar desenvolver regras claras de promoção e bonificação para os seus funcionários;

 

 

Consultoria contábil

  • Planejamento tributário: avalia o melhor tipo de regime de tributação para a empresa para que ela pague menos impostos.
  • Gestão contábil: garante que a empresa cumpra todas as obrigações tributárias com o governo.

 

Os principais motivos para você contratar uma consultoria contábil são:

  • Sentir que a carga tributária da sua empresa é muito alta e precisar pagar menos impostos de maneira legal;
  • Precisar de ajuda para mudar o regime de tributação da sua empresa;
  • Necessitar de auxílio para cumprir todas as obrigações tributárias e evitar multas no futuro.

consultor contábil

 

#5 dicas para contratar uma empresa de consultoria de qualidade

Nesse tipo de serviço, o barato pode sair caro. Por isso, observe principalmente a qualidade da empresa de consultoria que você quer contratar.

É importante verificar se a consultoria empresarial possui as seguintes características:

  • Os clientes estão satisfeitos;
  • Possui muitos cases de sucesso;
  • Está há um bom tempo no mercado;
  • Os consultores são qualificados e possuem experiência na área que irão atuar (finanças, marketing, pessoas, etc);
  • Os consultores conhecem bem o ramo da sua empresa (varejo, serviços, terceiro setor, etc).

 

É melhor contratar uma empresa de consultoria que cobra mais caro pelos projetos, mas que você tem certeza da qualidade, do que uma empresa que cobra mais barato e pode ter um serviço ruim.

Peça para falar com antigos clientes da consultoria que você quer contratar para saber se eles realmente ficaram satisfeitos com os serviços prestados e se o projeto alcançou bons resultados.

Uma boa empresa não se importará de te passar alguns contatos para você verificar a qualidade dos serviços.

Seguindo esse passo a passo, você irá contratar um ótimo serviço de consultoria empresarial.

#3 erros que você deve evitar em um projeto de consultoria

Se você está pensando em contratar uma empresa de consultoria, não cometa esses erros:

  • Achar que o consultor vai fazer tudo sozinho. Sem o seu comprometimento com o projeto, todos os esforços do consultor serão em vão. Por isso, participe ativamente de todas as etapas.
  • Não explicar a realidade do seu negócio. Embora um consultor já possa ter prestado consultoria para outras empresas do seu setor, explique a ele tudo sobre a sua empresa. Consultorias devem ser sob medida.
  • Não ter paciência. Em alguns projetos, os resultados podem ser mais lentos. Mas se você contratou uma boa consultoria e participou ativamente do processo, a sua empresa crescerá bastante.

 

De todos os erros que você pode cometer, o maior deles é não participar ativamente do projeto.

Pense no seu consultor como uma dupla no seu esporte favorito. Se você não fizer o seu melhor, não importa quão bom seja o seu parceiro, vocês não conseguirão vencer.

Mas se vocês jogarem juntos e em harmonia, não tenha dúvidas, a vitória é certa e o projeto de consultoria será um sucesso.

 

Empresas de consultoria que você pode contratar

No Brasil, existem diversas empresas de consultoria empresarial de qualidade e que cobram preços justos nos seus projetos. Dentre elas, destacamos:

Empreenda Brasil:

Empresa privada de consultoria empresarial com mais de 4 anos de mercado e clientes atendidos em todo Brasil. Possui experiência em diversos ramos de atuação e muitos cases de sucesso.

Sebrae:

Empresa pública que presta auxílio a empreendedores em todo Brasil. Possui consultores parceiros que ajudam os empreendedores em diversos tipos de projeto.

 

Conclusão

Como você percebeu, o serviço de consultoria empresarial te ajuda a crescer e a superar os principais desafios do seu negócio. Afinal, a melhor forma de resolver um problema é contando com a ajuda de quem sabe como resolvê-lo, certo?

Se você está interessado em expandir a sua empresa, nós podemos te ajudar. Para entrar em contato conosco, basta clicar aqui. Vai ser um enorme prazer te atender!